Resumo Urbanismo –Sistema Viário
VIA – superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.
VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO / Expressa – aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.
VIA ARTERIAL – aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. São, em geral, denominadas avenidas, interligam áreas distantes; podem possuir volume e velocidade de tráfego elevados e suas pistas são unidirecionais; (eixinho)
VIA COLETORA – aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
Ligam vias locais de setores ou bairros com as vias arteriais e servem também ao tráfego de veículos de transporte coletivo;
VIA LOCAL – aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. Apresentam utilização mista, isto é, são utilizadas tanto por veículos como por pedestres, sendo que os veículos são, predominantemente, os dos próprios moradores da rua;
VIA RURAL – estradas e rodovias.
VIA URBANA – ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.
VIAS E ÁREAS DE PEDESTRES – vias ou conjunto de vias destinadas à circulação prioritária de pedestres.
VIADUTO – obra de construção civil destinada a transpor uma depressão de terreno ou servir de passagem superior.
- Do menor para o maior fluxo de veículos, a hierarquia das vias vai, em ordem crescente, da:
- via local;
- via coletora;
- via arterial;
- rodovia, via com fluxo mais intenso.
- Os estudos de transporte e trânsito detectam as tendências de uso de uma via e permitem que sejam feitas previsões. Por exemplo, uma artéria retilínea, que apresente poucas interseções, seja larga e asfaltada e ligue uma área central a um bairro muito povoado, atrairá uso lindeiro diversificado e tráfego intenso de veículos e exige soluções específicas de estacionamento, direcionamento do trânsito e segurança de pedestres.
- Gentrificação: um conjunto de processos de transformação do espaço urbano que ocorre, com ou sem intervenção governamental, nas mais variadas cidades do mundo. O enobrecimento urbano diz respeito a uma intervenção em espaços urbanos, que provoca sua melhoria e consequente valorização imobiliária, com retirada de moradores tradicionais, que geralmente pertencem a classes sociais menos favorecidas, dos espaços urbanos.
- A tendência hoje do planejamento urbano é pensar os espaços da cidade para que sejam de uso múltiplo, reduzindo a necessidade de deslocamento das pessoas. Isto passa por revitalizar e repovoar os centros urbanos degradados e levar a oferta de postos de trabalho e equipamentos sociais e culturais para as áreas suburbanas que atualmente apresentam forte caráter residencial.
- O número de vias está diretamente relacionado ao custo total dos parcelamentos, uma vez que a pavimentação e a drenagem são responsáveis por mais de 50% do custo total de infraestrutura.
Sistema de circulação
- Os principais padrões são: grade, radial, linear e orgânico e as combinações destes.
- O sistema de ruas é o mais dispendioso e obstrutivo visualmente.
- O sistema de ruas deve ser eficiente em termos de custo, mínimo em impacto visual, sensível à topografia da área e fácil de ser compreendido.
As vias urbanas atuais constituem-se, basicamente, de duas partes diferenciadas pelas funções que desempenham:
- o leito carroçável, destinado ao trânsito de veículos e ao escoamento das águas pluviais através do conjunto meio-fio x sarjeta e boca-de-lobo, e deste para a galeria de esgoto pluvial;
- os passeios adjacentes ou não ao leito carroçável, destinados ao trânsito de pedestres e limitados fisicamente pelo conjunto meio-fio x sarjeta.
A manutenção pode ser considerada de duas formas:
- Preventiva: compõe-se de métodos e processos, geralmente de custos relativamente baixos, que visa permitir o bom funcionamento da via durante sua vida útil para a qual fora projetada. Pinturas periódicas das faixas, verificação e troca de placas de sinalização danificadas, pequenos reparos nas pistas e limpeza da faixa de domínio fazem parte desta forma de manutenção.
- Corretiva: é necessária quando a via apresenta-se danificada por agentes de tráfego (automóveis, ônibus, caminhões) ou por agentes naturais (inundações, escorregamentos de aterros) que impeçam ou dificultem o trânsito normal na mesma. As patologias mais comuns são: buracos na pista, destruição das proteções laterais, desplacamento e deterioração dos pavimentos, entre outros.
OBS:
- A estratégia mais adequada para diminuir o impacto ambiental nas grandes cidades consiste em renovar a frota de transporte público, em lugar de reutilizar.
5 respostas em “Resumo Urbanismo –Sistema Viário”
Muito legal! Me ajudou muito! ;*
Que bom!
Olá Carolina, qual foi a fonte para esse resumo de sistema viário? Abs.
A principal é o DECRETO Nº 26.048, DE 20 DE JULHO DE 2005.
Artigo simples e objetivo! Muito bom!