Categorias
Genérico

Tintas

1. A composição das tintas é formada por: Resina + Pigmentos e Cargas + Aditivos e Solventes a. Resina: é responsável pela formação de película/filme, pela resistência, pela lavabilidade, pela durabilidade e pela ancoragem ao substrato.  b. Pigmentos e Cargas (carbonatos e silicatos): são responsáveis pela cor, pela cobertura, pelo acabamento e podem ser orgânicas […]

1. A composição das tintas é formada por:

Resina + Pigmentos e Cargas + Aditivos e Solventes

a. Resina: é responsável pela formação de película/filme, pela resistência, pela lavabilidade, pela durabilidade e pela ancoragem ao substrato.

 b. Pigmentos e Cargas (carbonatos e silicatos): são responsáveis pela cor, pela cobertura, pelo acabamento e podem ser orgânicas ou inorgânicas.
OBS: quanto menos carga maior a qualidade da tinta.

 c. Aditivos e Solventes: são responsáveis pela aplicabilidade e pela secagem; são dispersantes e umectantes (otimizam a cor); tem ação anti-espuma; espessador e anti-sedimetante (reduz o escorrimento, regula a viscosidade, melhora a aplicabilidade); inibem a corrosão e são bactericidas e fungicidas.
Os solventes mais usados são: Água e Aguarrás. Servem para diminuir a viscosidade.
O excesso de solvente pode: enrugar a película, demorar a secagem e causar escorrimento.

 2. As tintas podem ser classificadas em:
• À base d’água;
• À base de solventes
A evolução das tintas está voltada para a produção de tintas à base de água, porque polui menos o ambiente e não tem cheiro.

 3. Principais propriedades das tintas:
• Rendimento;
• Durabilidade;
• Cobertura.

4. Tipos de tintas (produzidas com resinas sintéticas):

I. PVA’s ou Látex: polímero termoplástico, elástico, de baixa resistência mecânica, com boa resistência ao envelhecimento. Perde resistência ao contato prolongado com água e tem acabamento fosco.
PVA = acetato de polivinila
A indicação de uso é para forro e fachada

 II. ACRÍLICA
• Acrílica superlavável: Precisa de tempo de secagem entre as demãos de 4h, devem ser diluídas de 10% a 30% em água, são aplicadas em rolo de lã de pelo baixo.
Indicação de uso: áreas internas (ambientes que necessitam lavagens constantes: quarto de criança, cozinha, lanchonete, etc.)
• Tinta acrílica externa: mais resistente contra mofo, microfissuras.

III. ESMALTE SINTÉTICO: podem ser a base de solvente ou de água. Tem boa flexibilidade, baixa resistência à alcalinidade (não resiste a substâncias com teor alcalino alto – argamassados) e a aplicação é feita com pistola sobre base preparada com zarcão.
A indicação de uso é para madeira, ferro e alumínio.

IV. EPÓXI: precisa de mão de obra especializada, com proteção de máscara; é tóxica; precisa de catalizador próprio; é resistente a abrasão; tem alta lavabilidade; o acabamento é apenas o brilhante.
Usada para azulejos, parede e pisos

V. LACA: são compostas de um veículo volátil, resina sintética, plastificante e corante; pode-se acelerar o processo de secagem da laca com a escolha do solvente, pois elas secam completamente quando este evapora; exige severos cuidados na aplicação pois é altamente inflamável; é aplicada na pistola.
Acabamentos: brilhante, acetinada e fosca.
Utilizada para marcenaria.

 VI. POLIURETANO: tem excelente resistência à maresia, a corrosão e a abrasão; tem elevada durabilidade; não tira imperfeições como, marcas de lixa, pequenos buracos e etc.; tem alta resistência mecânica, ou seja, a riscos; é aplicada com pistola.
Usada para proteção de concreto, embarcações, etc.

 VII. PINTURA ELETROSTÁTICA: é uma pintura à pó altamente resistente. Após pintar o metal ele vai ao forno em alta temperatura e o pó da tinta funde-se com o metal.
Utilizada para a proteção de superfícies metálicas condutivas, à base de aço carbono, alumínio, latão, etc., especialmente nos casos de grande exposição a intempéries e ambientes corrosivos.

5. Tipos de acabamentos para as tintas:
a. Acabamento fosco: acumula mais sujeira; desgasta e mancha com lavagens constantes; disfarça imperfeições da base.
b. Acabamento acetinado: desgaste menor (para área externa) do que a fosca; resiste mais a limpeza do que a fosca; disfarça menos as imperfeições da base do que a fosca.
c. Semi-brilho: desgaste menor (para área externa); maior resistência a limpeza; não disfarça imperfeições da base.

6. Preparos prévios para aplicação de tinta
• Tintas PVA ou ACRÍLICO – interiores, aplicar: MASSA CORRIDA
• Tintas PVA OU ACRÍLICO exteriores/gesso/concreto, aplicar: MASSA ACRÍLICA
• Paredes novas com reboco firme, aplicar: SELADOR ACRÍLICO + MASSA + TINTA
• Paredes novas com reboco pouco firme, aplicar: FUNDO PREPARADOR+ MASSA + TINTA
• Paredes já pintadas com tinta descascando, aplicar: LIXA + FUNDO PREPARADOR + MASSA + TINTA
• Paredes externas com trinca, aplicar: FUNDO IMPERMEÁVEL P/ FACHADA + MASSA ACRÍLICA + TINTA

Por Carolina Pepitone

Apaixonada por inovação e tendências, Carolina Pepitone é mestre em arquitetura e urbanismo pela UnB, professora de design de interiores e com mais de 15 anos de experiência em projeto

Uma resposta em “Tintas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *