Categorias
Genérico

Vidros

Vidro: é obtido através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão até se tornar rígido. 1. Principais compostos: a. Sílica (SiO2) – Matéria prima básica (areia) com função vitrificante; b. Óxido de Aluminio (Al2O3) – Aumenta a resistência mecânica; c. Cloreto de Sódio (NaO4) – Afinante; d. Óxido de Cálcio (CaO) […]

Vidro: é obtido através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão até se tornar rígido.

1. Principais compostos:

a. Sílica (SiO2) – Matéria prima básica (areia) com função vitrificante;

b. Óxido de Aluminio (Al2O3) – Aumenta a resistência mecânica;

c. Cloreto de Sódio (NaO4) – Afinante;

d. Óxido de Cálcio (CaO) – Proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.

2. As principais características do vidro são:

  • Monolítico;
  • Plano;
  • Transparente ou translúcido;
  • Reciclável;
  • Não absorvente;
  • Tem baixa condutividade térmica;
  • Durável.

Apresenta-se em chapas, e tem sua regulamentação ditada pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 7199.

O vidro apresenta naturalmente um tom esverdeado que aumenta com a sua espessura. Isso deve-se à existência, na areia, de óxidos de ferro, e para anular este efeito, usa-se o dióxido de magnésio, o qual, ao oxidar os sais de ferro, dá ao vidro um tom amarelo.

Esse óxido tem uma cor violeta, sendo o amarelo complementar do violeta, as duas cores acabam por se anular opticamente, resultando um vidro incolor. O vidro incolor é usado para fins específicos, principalmente para se obter o vidro branco (pintado de branco), pois o vidro normal, quando pintado de branco, fica com tonalidade verde claro.

3. Os vidros podem ser classificados em:

a. Recozido: após conformado, é reaquecido até a temperatura de relaxamento das tensões, mantidos a esta temperatura pelo tempo necessário ao relaxamento, e resfriado controladamente até a temperatura ambiente. Desta forma alivia as tensões que normalmente surgem durante a conformação e que poderiam quebrar ou fragilizar a peça.
É mais resistente que o vidro comum e menos resistente que o vidro temperado.

b. Segurança: O vidro é chamado de segurança quando sua tecnologia de fabricação ou sua montagem permite reduzir a probabilidade dos acidentes por choques, por deformação ou por incêndio.

São eles:

I. Temperados: são vidros submetidos a um processo de aquecimento e resfriamento rápido tornando-o bem mais resistente à quebra por impacto. Apresenta uma resistência cerca de 4 vezes maior que o vidro comum. Quando fraturado em qualquer ponto se quebra em pequenos pedaços menos cortantes que o vidro recozido.

Usado para: box, esquadrias, quadra de squash, etc.

Importante: Após temperado, não podem sofrer recortes, perfurações ou lapidações, apenas polimento leve de até 0,3mm de profundidade.

II. Laminados: são constituídos por chapas de vidro intercaladas por um plástico chamado Polivinil Butiral (PVB) ou resinado (apenas para área interna). No caso de impactos o vidro laminado permanece indevassável.

Podem ser fabricados nas seguintes opções:

  • Simples – duas lâminas de vidro intercaladas por uma ou mais películas de PVB.
  • Múltiplo – três ou mais lâminas de vidro intercaladas por duas ou mais películas de PVB.
  • Curvo – vidro laminado simples com curvaturas em raios pré-definidos.

Indicações de Uso:

  • Usado para cobertura, sacadas, fachadas de edifícios, pisos e qualquer local onde o risco de acidentes por quebra do vidro possa ser crítico.
  • Por sua resistência a altas pressões d’água é indicado para aplicações em visores de piscinas e aquários.
  • A combinação de vidros metalizados de diferentes performances resulta em excelentes resultados de controle solar como transmissão e reflexão luminosa e de calor. Pode filtrar até 99,6% de radiação ultravioleta, inclusive com vidro incolor.
  • Tem a propriedade de amortecer frequências sonoras.
  • É indicado para proteger as instalações contra ações intencionais de quebra ou perfuração do vidro como, por exemplo, projéteis de armas de fogo, marretas e machados. Ideal para guaritas, bancos, vitrines, etc. No caso dos vidros balísticos, é usado um número maior de vidros e películas para dar maior resistência ao impacto das balas

III. Aramados: vidro impresso translúcido. É formado por uma chapa de vidro que contém em seu interior uma malha metálica (de aço) incorporada à massa na fabricação. Quando quebrado, esta malha tende a manter os estilhaços presos a ela.

c. Termoabsorvente: Tem a propriedade de absorver no mínimo 20% da energia irradiada pelo sol e depois emaná-las, proporcionando conforto térmico ao ambiente. São produzidos pela introdução de óxidos metálicos em sua massa que produzem as cores verde, azul, cinza e bronze

d. Termorefletor: Colorido e refletor, através de tratamento químico de uma das faces do vidro plano a alta temperatura. Tem propriedade de refletir o calor (alto teor de reflexão dos raios infravermelhos). Aplicação: refrigeração comercial, fachadas e coberturas

e. Vidro composto:

I. Vidro laminado baixo emissivo: não permite a troca de calor entre o ambiente interno e externo. Possui aparência de um vidro float incolor, pode ser temperado e sempre aplicado como vidro laminado e duplo, isola termicamente até 5 vezes mais do que um vidro transparente monolítico.

II. Vidro duplo insulado: a finalidade deste vidro é térmica e acústica. Trata-se de um sistema duplo de envidraçamento que permite aliar as vantagens técnicas e estéticas de pelo menos dois tipos diferentes de vidro, com o benefício da camada interna de ar desidratado ou gás (argônio, criptônio e xenônio). Isso já foi pergunta de prova de concurso para mim.

  • Internamente ao perfil de alumínio, há um hidrossecante, que garante a completa ausência de vapor d’água, impedindo seu embaçamento.
  • É usado para fechamento de janelas residenciais e industriais; portas de freezers e adegas; hospitais; estúdios; casa de máquinas; sala de reunião.

OBS: Colocação sempre com caixilho.

4. Quanto a visibilidade dos vidros, eles podem ser:

a. Transparente: Permite visão nítida e transmissão da luz.
b. Vidro translúcido: Permite transmissão da luz em graus de difusão.
c. Vidro opaco: Impede a passagem da luz.

5. Quanto ao acabamento da superfície, podem ser:

a. Liso: vidro transparente que apresenta leve distorção de imagens ocasionada por características do processo de fabricação.

b. Float (cristal): É o vidro transparente cujas faces são absolutamente paralelas. O processo de fabricação do vidro está sujeito à distorção de imagem por falta de paralelismo entre as superfícies. O Float Glass (Cristal), é obtido em um processo diferente, em que entram apenas a sílica e o óxido do chumbo, substâncias que dão mais brilho e maior peso ao produto, com maior controle de temperatura, produzindo lâminas de vidro com superfícies perfeitamente paralelas sem distorções de imagem, e com excelente qualidade óptica.

c. Fosco: recebe tratamento mecânico ou químico em uma ou ambas as superfícies, tornando-se translúcido. (jateado, acidato, satinado).

d. Impresso: é um vidro translúcido que recebe em uma ou ambas as faces a impressão de um desenho ou motivos ornamentais (padrão ou estampa). Pode ser utilizado temperado, curvado, espelhado e laminado.
Já existe o vidro impresso com impressão digital, imprime fotos com qualidade superior à da película.

e. Refletivo: recebe tratamento químico em uma das superfícies, tornando a outra refletiva. Tem a capacidade de bloqueio da radiação solar.

f. Serigrafado: é produzido por meio da aplicação de esmalte cerâmico (tinta vitrificada) sobre a superfície do vidro. Em seguida o vidro passa por um forno de têmpera onde os pigmentos cerâmicos passam a fazer parte dele. Ao final do processo, obtém-se um vidro temperado com textura extremamente resistente, inclusive ao atrito com metais pontiagudos.

  • A aplicação de serigrafia é aceita sobre o vidro incolor, colorido, impresso ou refletivo.
  • A serigrafia pode filtrar ou bloquear os raios solares, dependendo do desenho.
  • É considerado um vidro de segurança, pois reúne todas as vantagens do vidro temperado.

g. Gravado: sujeito a vários tratamentos a ácido ou a laser, obtendo-se desenhos.

h. Autolimpante: vidro incolor no qual é colocada uma camada de mineral fotocatalítico e hidrófilo que forma uma cobertura protetora de longa duração. É esta camada que impede o acúmulo de sujeira na superfície do vidro.

6. Quanto ao formato do vidro, ele pode ser:

a. Plano;
b. Curvo;
c. Ondulado;

d. Perfilada/u-glass: Caracteriza-se por painéis de vidro autoportantes para fechamento ou divisórias.
A estrutura de fixação é composta por leves perfis de alumínio anodizado fosco em forma de “U” que fazem todo o requadro das peças. Ao contrário das placas de vidros convencionais, dispensa o uso de caixilharia.

7. Laboração do vidro: são trabalhos executados na chapa: lapidação, furo, recorte, cava.

Por Carolina Pepitone

Apaixonada por inovação e tendências, Carolina Pepitone é mestre em arquitetura e urbanismo pela UnB, professora de design de interiores e com mais de 15 anos de experiência em projeto

Uma resposta em “Vidros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *